Na semana passada o gen. Tomás Miguel Ribeiro Paiva fez um discurso contundente pela democracia, respeito aos resultados das urnas
Por Eduardo Gomes/Agências
Na noite deste sábado, o ministro da Defesa, José Múcio apresentou oficialmente o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva como novo comandante do Exército em substituição ao general Júlio César de Arruda. A apresentação do novo comandante do Exército ocorreu após reunião no início da noite com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após o seu retorno de Boa Vista (RR), onde foi verificar a crise sanitária que atinge o povo indígena Yanomami. No curto pronunciamento, José Múcio usou de eufemismo, ao falar de uma “fratura do nível de confiança” entre o Governo Lula e os militares por conta dos acontecimentos do dia 8 de janeiro.
A confirmação do nome do novo comandante ocorreu em reunião no Palácio do Planalto, para onde o presidente Lula foi após desembarcar em Brasília, após retornar de Boa Vista. Além de José Múcio e do novo comandante, a reunião contou com o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
A decisão de exonerar o general Júlio Arruda foi tomada na manhã deste sábado após encontro entre Lula e José Múcio pouco antes de o Presidente viajar para Roraima para prestar ajuda humanitária ao povo Yanomami.
Não houve entrevista com o novo comandante. “Os senhores posteriormente terão condições de conversar com ele melhor, porque hoje foi um dia de muitas tratativas e, a partir da próxima semana, quando houver oficialmente a passagem, os senhores vão ter oportunidade de conversar com ele e relatar tudo o que aconteceu”, completou o ministro da Defesa.
Nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio desejou um bom trabalho ao novo chefe do Exército. Ele usou as suas redes sociais para desejar um bom trabalho ao novo chefe do Exército. “Hoje, junto com o ministro da Defesa, José Múcio, conversei com o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, o novo comandante do Exército. Desejo um bom trabalho ao general”, escreveu Lula.