É o segundo ataque registrado na Califórnia em uma semana e também o segundo mais mortal nos Estados Unidos em um ano
Um homem com traços asiáticos promoveu um ataque na noite na noite deste sábado (21/01) matando dez pessoas e deixando outras dez feridas, algumas com gravidade. O ataque ocorreu em um clube de dança localizado em Monterey Park, área metropolitana de Los Angeles, abrigando uma grande comunidade asiática e onde estava sendo realizada festividades do Ano Novo Lunar. O ataque ocorreu por volta das 22 horas. O suspeito fugiu em uma Van.
Vídeos compartilhados pelas redes sociais nas últimas horas mostram uma grande presença de policiais na cidade, localizada a cerca de 13 quilômetros a leste de Los Angeles, na Califórnia.
O ataque é o mais mortal nos Estados Unidos desde o massacre em Uvalde, Texas , em maio passado, quando 19 crianças e dois professores foram mortos.
O tiroteio de sábado também é o segundo grande ataque em menos de uma semana na Califórnia. Na segunda-feira passada, homens armados mataram seis pessoas no Condado de Tulare, Califórnia, incluindo uma adolescente de 16 anos e seu filho de 10 meses, em um tiroteio que a polícia disse estar provavelmente relacionado a gangues.
Uma testemunha ocular disse ao jornal Los Angeles Times que três pessoas entraram correndo em seu restaurante e disseram para ele trancar a porta, pois havia um homem com uma metralhadora na área.
“O que sabemos é que o ataque não parece ter ligação com as comemorações do Ano Novo Lunar que aconteceram em Monterey Park”, afirmou Jeong Park, repórter do jornal, à BBC News.