Jogo do Poder AM

Mundo

Reino Unido ameaça tomar novas medidas contra Israel se proposta de cessar-fogo em Gaza falhar

Diplomata britânico David Lammy diz que o mecanismo de distribuição de ajuda apoiado pelos EUA em Gaza "não está fazendo um bom trabalho".
Mais de 50 mil civis palestinos morreram em represália ao ataque do Hamas em outubro de 2023

Diplomata britânico David Lammy diz que o mecanismo de distribuição de ajuda apoiado pelos EUA em Gaza “não está fazendo um bom trabalho”

Londres (ENG) ─ O secretário de Relações Exteriores britânico, David Lammy, criticou a crise humanitária em Gaza , dizendo que o Reino Unido poderia tomar novas medidas contra Israel se um acordo de cessar-fogo para encerrar a guerra no território palestino não se concretizasse.
Falando ao Comitê de Relações Exteriores do Parlamento na terça-feira, Lammy também criticou o novo mecanismo de distribuição de ajuda em Gaza por meio de um grupo apoiado pelos Estados Unidos e Israel, chamado de Fundação Humanitária de Gaza (GHF).
“Deixamos bem claro que não apoiamos a fundação de ajuda humanitária que foi criada”, disse Lammy. “Ela não está fazendo um bom trabalho. Muitas pessoas estão à beira da fome . Muitas pessoas perderam a vida. Lideramos globalmente nossa condenação do sistema que foi criado.”
Centenas de palestinos foram mortos a tiros por israelenses enquanto buscavam assistência do GHF nas últimas semanas.
Questionado por um legislador se o governo britânico tomará medidas contra Israel se a situação “intolerável” em Gaza continuar, Lammy disse: “Sim, tomaremos”.
No mês passado, o Reino Unido se juntou à Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Noruega na aplicação de sanções aos ministros do governo israelense Itamar Ben-Gvir e Bezalel Smotrich por incitarem a violência contra comunidades palestinas na Cisjordânia ocupada.
Semanas antes, o Reino Unido também havia suspendido as negociações para um acordo de livre comércio com Israel devido ao bloqueio a Gaza, que desencadeou uma crise de fome no território. E no ano passado, Londres suspendeu algumas exportações de armas para Israel. (Com informações de Al Jazeera)

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *