O senador pelo Amazonas e líder no MDB no Senado, Eduardo Braga prevê a vitória do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para a presidência em entrevista ao Globo News no início da noite desta terça-feira, véspera da eleição para a Mesa Diretora do Senado a ser realizada às 16 horas. O partido com a terceira maior integrante da base aliada ao presidente Lula, trabalha pela reeleição de Pacheco contra a candidatura de Rogério Marinho (PL-RN), ex-ministro do Bolsonaro.
Braga justiçou a eleição de Rodrigo Pacheco pelo “compromisso com a democracia”. Indagado sobre a atuação do senador Davi Alcolumbre, um dos principais cabos de Rogério Marinho, o Senador atribui como fator as eleições para a presidência.
A bancada do MDB conta com dez senadores, dos quais nove são considerados votos certos em Pacheco. A única dissidência emedebista é a senadora por Santa Catarina, Ivete da Silveira com voto declarado em Rogério Marinho.
Rodrigo Pacheco conta os apoios das bancadas do PSD, MDB, PT, PDT, PSB e Rede.
O senador Rogério Marinho, conta com apoio declarado das bancadas do PL, PP e Republicanos. O União Brasil Podemos e PSDB, do qual o senador Plínio Valério é integrante se declararam independentes. (Com informações da GloboNews)