Jogo do Poder AM

Jogo do Poder

Governador de Roraima defensor de garimpo e uso de mercúrio é alvo do MPF

Bolsonarista e pró-garimpo, Antonio Denarium passa ser investigado por falas discriminatórias em relação ao povo Yanomami
Governador de Roraima defensor de garimpo
Antonio Denarium sancionou leis aprovadas pela Assembleia Legislativa controlada por ele autorizando garimpo ilegal no Estado declaradas inconstitucionais pelo STF.

O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), é alvo do (PF (Ministério Público Federal) após entrevista ao jornal Folha de São Paulo, por falas discriminatórias em relação aos índios Yanomami. Na entrevista Denarium que é defensor dos garimpeiros e uso de mercúrio para extração do ouro, promovendo grave poluição no meio ambiente, disse que os índios deviam “se aculturar” e que “não podem ficar mais no meio da mata, parecendo bicho”. O governador por meio da assessoria afirmou que a sua fala na entrevista foi tirada do contexto.

Segundo o procurador federal Alisson Marugal, as declarações do governador “além de ofender a imagem coletiva dos Yanomami, rotulando-os como “bichos”, “expressam a opinião depreciativa que implica, ao que parece, a conclusão de que os povos indígenas não podem viver seu modo de vida tradicional”.

Denarium aprovou lei proibindo danos aos garimpeiros

A Hutukara Associação Yanomami divulgou nota repudiando a fala do governador. “Falas desse tom denunciam o grau de discriminação e preconceitos a que o povo Yanomami estão sujeitos. Nossos modos de vida nos são negados como se fossemos primitivos, incapazes, inumanos. Longe de limitar-se ao discurso político, esse pensamento se refletiu em política de tendência genocida que foram implementadas sistematicamente nos últimos anos para inviabilizar a manutenção de vida dos Yanomami. Facilitar a entrada de milhares de garimpeiros em nossas terras indígenas e desorganizar a assistência à saúde básica são as consequências direta desta noção preconceituosa que o governador Denarium compartilha”, dis um dos trechos da nota.

Bolsonarista e defensor de garimpos, Antonio Denarium foi reeleito para o segundo mandato. O governador várias leis para o incentivo do garimpo ilegal no Estado. Dentre as leis sancionadas, a lei que autorizava o funcionamento de garimpos e uso de mercúrio; a que proibia a destruição de equipamentos apreendidos em operações ambientais no Estado. Ambas as leis foram declaradas inconstitucionais pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Em sua campanha à reeleição, Antônio Denarium recebeu doação do empresário Milton Steagall, dono da Brasil Bio Fuels, que possui histórico de conflito com indígenas no Pará. (com informações de Agências)

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *