Jogo do Poder AM

Mundo

Vídeos com imagens de um negro sendo espancado por policiais também negros gera onda de protestos nos EUA

Vídeos mostram Tyre Nichols sendo espancado, de 29 anos, que veio a falecer três dias depois no hospital após ser brutalmente espancado por cinco policiais negros em Memphis, cidade cuja metade da população se considera negra
Vídeos com imagens de um negro sendo espancado por policiais negros
Na foto maior, Tyre Nichols (no detalhe) agonizando no chão após sofrer brutal espancamento por parte de policiais que assim como ele são negros.

A divulgação de quatro vídeos na noite desta sexta-feira (27/01) pela polícia de Menphis causou revolta e comoção na cidade de Memphis, no Tennessee. Tyre Nichols, foi abordado a 70 metros de sua residência para onde retornava por cinco policiais negros. Ele foi agredido com socos, chutes pelo corpo inclusive no rosto, com spray de pimenta e disparo de pistola teaser, após ser retirado do carro que dirigia. A abordagem foi no dia 7 de janeiro e três dias depois (10) faleceu no hospital por não resistir os ferimentos. Os cinco policiais — Tadarrius Bean, Demetrius Haley, Desmond Mills Jr, Emmitt Martin III e Justin Smith — foram demitidos na semana passada.

Os policiais, Tadarrius Bean, Demetrius Haley, Desmond Mills Jr, Emmitt Martin III e Justin Smith foram demitidos sumariamente.

As imagens obtidas pelo birô de investigações do Tennessee, são de uma câmera de segurança no local da abordagem e das câmeras corporais dos policiais. Elas mostram os policiais gritando contra a vítima, funcionário da Fedex, que por sua vez chamava pela mãe.

Em princípio os policiais alegaram que o rapaz estava exercendo direção perigosa e que estava armado. Os vídeos não corroboram a versão e também não mostram a abordagem.

Antes da divulgação das imagens, autoridades policiais a descreveram como “horríveis”. Uma onda de críticas e indignação foi registrada em Memphis e também em várias cidades do País. Familiares, amigos e moradores da cidade realizaram uma vigília no local onde o jovem foi espancado.

Familiares e amigos fazem vigília em memória de mais uma vítima da violência policial

Os manifestantes que marcharam em Memphis na sexta-feira chamaram a morte de Nichols de assassinato, e outros protestos foram realizados de Los Angeles a Nova York. Para este sábado estão previstos protestos em várias cidades norte-americanas.

Os policiais são acusados de homicídio em segundo grau , sequestro agravado e outros delitos.
A violência policial contra negros, assim como no Brasil, é recorrente nos Estados Unidos. O último caso de grande repercussão, inclusive mundial, foi a morte de George Floyd, ocorrida em 25 de maio de 2020 m Mineápolis.

Ao ser abordado por policiais brancos, Floyd teve o pescoço pressionado pelo policial Derek Chauvin, vindo a falecer por asfixia.

Os quatro policiais envolvidos na abordagem foram presos. Derek foi condenado a mais de 20 anos de prisão. (Com informações de agências)

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *