Jogo do Poder AM

Jogo do Poder

PF tem cinco dias para ouvir Valdemar Costa Neto em depoimento sobre a minuta do decreto que impediria a posse de Lula

A presidente do STF também pediu que a Procuradoria-Geral da República abra investigação contra o presidente do Partido Liberal
PF tem cinco dias para ouvir Valdemar Costa Neto
Valdemar Costa Neto tem contra si duas investigações sobre a minuta de decreto de Estado de Defesa no TSE, uma tentativa de golpe

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes estabeleceu o prazo de cinco dias para a PF (Polícia Federal) ouça em depoimento o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Foi a própria PF que solicitou autorização ao STF para ouvir o dirigentes partidário sobre as minutas de decreto golpista, cuja cópia foi apreendida na residência do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro, Anderson Torres. Valdemar em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo admitiu ter recebido uma cópia também distribuída aos membros do círculo mais próximo de Bolsonaro. Segundo Valdemar a cópia em seu poder foi “Triturada”.

No despacho, Alexandre de Moraes que “as afirmações de Valdemar, ao dizer que teve consigo minutas semelhantes às encontradas na casa do ex-ministro Anderson Torres, de caráter manifestamente ilegal e inconstitucional, devem ser esclarecidas no contexto mais amplo desta investigação”.

“Notadamente no que diz respeito à adesão, por terceiras pessoas, de eventual intenção golpista, o que pode caracterizar os crimes previstos nos artigos 359-M (golpe de Estado) e 359-L (abolição violenta do Estado Democrático de Direito) do Código Penal”, afirmou o Ministro.

Em outra decisão Ministra Rosa Weber, presidente do STF, enviou ofício ao procurador-geral da República, Augusto Aras pedindo que Valdemar Costa Neto seja investigado.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *