Semana azulada é aberta com hasteamento do pavilhão Caprichoso no curral Zeca Xibelão em Parintins

You are currently viewing Semana azulada é aberta com hasteamento do pavilhão Caprichoso no curral Zeca Xibelão em Parintins
Itens individuais do Boi Caprichoso participaram do hasteamento do Pavilhão

Com mais de 80 metros quadrados, o levantamento do pavilhão segue uma tradição de quase cinco décadas

Semana azulada é aberta com hasteamento do pavilhão Caprichoso no curral Zeca Xibelão em Parintins
Pavilhão azul marca do território do Caprichoso

Membros da diretoria liderados pelo presidente Rossy Amoedo, itens oficiais, artistas, marujeiros e torcedores se reuniram no final da tarde desta segunda-feira, 22, para cumprir mais um rito do Boi Bumbá Caprichoso. Foi o hasteamento do pavilhão azul e branco com 82,5 metros quadrados que passou a tremular ao sabor do vento marcando o território do Boi Bumbá Caprichoso, no curral Zeca Xibelão, no bairro de Palmares.

O hasteamento do pavilhão do bumbá bicampeão do Festival de Parintins marca o início da semana azulada a culminar no próximo sábado com a primeira grande festa do Caprichoso de 2024, o lançamento do álbum “Cultura, o Triunfo de um Povo”, em busca do tricampeonato.

O pavilhão azul e branco com 15 metros de comprimento e 5,5 metros de largura, foi içado pelos artistas de alegorias, Buda Bentes e Silvio Nogueira, por meio de uma carretilha com cabo de aço para sustentar o peso da bandeira fixada do alto do mastro com cerca de 60 metros de altura.

Segundo a professora e folclorista Odinéia Andrade a tradição de hasteamento do pavilhão foi iniciada quando da implantação do curral em terra batida na primeira metade da década de 80. Antes, segundo Odinéia, os torcedores em sua maioria de bicicletas desfilavam com suas bandeiras pelas ruas na parte alta da cidade, onde estão localizados os bairros de Palmares e da Francesa, reduto azulado.

Semana azulada é aberta com hasteamento do pavilhão Caprichoso no curral Zeca Xibelão em Parintins
Hasteamento reuniu torcedores, artistas, diretoria e itens individuais oficiais do Boi azul e branco

“É uma alegria muito grande estar aqui completando 12 anos levantando o pavilhão do Caprichoso com muita emoção, muita garra e rumo ao Tricampeonato”, destaca Buda que há 12 anos levanta a bandeira. “Mais um ano empenhado nesse trabalho porque é momento de felicidade, pois representamos aqui todos os artistas dos galpões de alegorias e figurinos”, afirma Silvio.

O ato de hastear a bandeira foi festejado pelos presentes, cantando toadas levantadas pelo levantador oficial Patrick Araújo, pelo apresentador Edmundo Oran e pelo Amo do Boi, cantando toadas antológicas e do novo repertório de 2024.

Os torcedores presentes aplaudiram e se emocionaram com o momento. A aposentada Isabel de Souza Viana, 78, fez questão de participar do momento. “Eu pedi para minha neta me trazer, como torcedora apaixonada pelo Caprichoso, não poderia ficar de fora”, disse ela.

Desde a tenra idade as crianças já demonstram paixão pelos bumbás de Parintins

O vice-presidente do Boi Caprichoso, Diego Mascarenhas, por sua vez, comemorou que as toadas do álbum 2024 já são um sucesso mesmo antes de seu lançamento. “As toadas já estão na boca do povo, batemos os recordes dos últimos três anos com as audições nas plataformas digitais. O Boi Caprichoso também movimenta a economia da cidade na área de confecção, de alimentação, de bebidas, entre outros”, destaca Mascarenhas.

O presidente Rossy Amoedo afirma que a semana azul concretiza muitos dias de trabalho e de uma equipe que vai desde o Conselho de Arte, passando por compositores, músicos e produtores no empenho de construir um álbum que pudesse cair no gosto da galera. “Esse início de semana azulada é importante, pois damos o pontapé de forma firme traçando o nosso único objetivo focado na arena que é a produção desse espetáculo que vai, sem dúvida nenhuma, potencializando cada vez mais nossa apresentação para que possamos trazer para o Palmares e a Francesa o tão sonhado tricampeonato”, assegurou.

À noite, o Caprichoso realizou o primeiro ensaio visando a festa de sábado, sob o comando de Patrick Araújo, o apresentador Edmundo Oran e o amo Prince do Boi. A cunhã-poranga Marciele Albuquerque, a porta-estandarte Marcela Marialva e a Sinhazinha Valentina Cid juntam-se a Cleise Simas e Erick Beltrão, em Parintins, para intensificar os ensaios para o lançamento do álbum do Boi Caprichoso.

Deixe um comentário