Alijado do bumbá desde o ano passado por questões políticas, o jornalista recebeu homenagens que soou como um desagravo e ao mesmo tempo de apoio à sua candidatura que já está nas ruas
Parintins (AM) — O músico, compositor, produtor musical e membro da comissão de arte por 21 anos do boi bumbá garantido, o jornalista Fred Góes foi homenageado na noite de sábado pela roda de toadas organizada pelo compositor Helen Veras. A homenagem foi realizada na casa do falecido torcedor e grande incentivador do Festival de Parintins do garantido Sandro Putnoki, na Avenida Armando Prado. O evento reuniu torcedores, sócios, músicos, cantores e artistas de alegorias lotando o espaço.

A homenagem pode ser interpretada como uma espécie de desagravo e o lançamento da pré-candidatura de Fred Góes à presidência do Boi Bumbá Garantido.
A homenagem começou às 17 horas com uma série de apresentações, aberta por Ken Pablo e demais toadeiros do boi bumbá garantido.
Na plateia, integrantes do MAG (Movimento Amigos do Garantido) de Santarém (Pará), MAG Manaus representado por Rivaldo Pereira, ex-colaboradores do Garantido, artistas de alegoria como Marialvo Brandão, Antônio Cansanção, compositores, torcedores.
Um dos momentos marcantes da homenagem foi protagonizado pelo levantador oficial de toadas do Garantido, Sebastião Júnior ao falar da amizade com Fred Góes, com quem atuou durante o período em que o homenageado integrou a Comissão de Arte do Garantido. “Eu tenho respeito e admiração por Fred Góes de quem sou fã”, afirmou Sebastião.

Fred Góes retribuiu a homenagem atribuindo aos artistas envolvidos nos bois, principalmente do Garantido. “Os artistas têm um valor imensurável”, afirmou. Ele prestou tributo ao artista Júnior de Souza e ao músico mineiro Sidney Rezende, compositor de várias toadas e arranjador musical, ambos falecidos durante o período da Pandemia. Em sua fala ele defendeu a união de diversos segmentos do bumbá vermelho e branco, hoje divididas por questões políticas.

Ele próprio protagonizou um momento marcante ao interpretar toadas de sua autoria composta ainda nas décadas de 70/80, acompanhado pelos músicos do grupo Toada de Roda, liderado por Alder Oliveira.
Os ex-presidentes do Garantido, José Walmir de Lima e Telo Pinto marcaram presença no evento. Fred trabalhou na Comissão de Arte nos respectivos mandatos dos dois presidentes.
Uma presença que chamou a atenção foi da atriz Rosa Maria Santos Martins, conhecida pela personagem que interpretou, a Rosa Malagueta. Ela contou que estava internada e foi intimada a vir participar da homenagem a Fred Góes. “Estava internada na Samel e o Hellen Veras me intimou a pegar o avião. Sai do hospital direto para o aeroporto”, contou entre risos.

A presença do cantor David Assayag era esperada na festa. Devido a situação de seu filho caçula que estava internado em São Paulo e viria a falecer na noite de sábado, ele cancelou sua participação. Outro que era aguardado foi o apresentador Israel Paulin. Ele cancelou sua participação devido a um evento realizado na mesma hora no curralzinho da Baixa, onde Fred Góes fez uma breve apresentação após o Roda de Toada.

No palco estiveram Ken Pablo, Léa Costa, Hellen Veras, Black Marialva, Grupo Roda de Toada, grupo Balanço da Toada e outros toadeiros.
Fred Góes atuou por 21 anos na Comissão de Arte do Garantido, criada em 1998. Ele deixou a comissão no ano passado quando o atual presidente do Boi, Antonio Andrade a extinguiu e instituindo a Direção Geral de Espetáculo no ano passado e extinta após a derrota para o Caprichoso.
No entanto sua participação no Garantido do qual se tornou uma das referências vem de antes, como colaborador quer na criação de toadas, algumas em parceria com o compositor Chico da Silva a partir da década de 70, quando retornou a Parintins após integrar o Grupo Raízes da América, quer na década de 90 como atuou como produtor do primeiro álbum ainda em vinil do Garantido e dos CDs com o Sidney Rezende.