Parte da paisagem urbana da cidade recebe a criatividade dos artistas do município com seu imaginário caboclo, seu folclore e lendas, bem como crítica social
Fotos: Eduardo Gomes
Os nove pontos da cidade escolhidos para receberem murais produzidos pelos artistas parintinenses integrantes do projeto “Parintins – Galeria Cidade Aberta”, já começam a mudar a paisagem urbana das áreas beneficiadas. Munidos de pincéis e sprays, os nove artistas coordenadores estão materializando através da pintura os elementos da cultura e folclore parintinense.

São nove muros públicos e particulares que incluem, por exemplo, o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, Planeta Boi e o estádio Tupy Cantanhede. Os artistas Andrew Viana, Dermison Salgado, Dennis, Evanil Maciel, Levi Gama, Jarbas Lobão, Josinaldo Mattos, Miguel Carneiro e Pito Silva assinam as obras de intervenção cultural.
No muro do cemitério São José com cerca de 300 metros de extensão, o mural está em execução pelo Coletivo Artro, sob a coordenação do professor Miguel Carneiro, com licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Amazonas. O coletivo é integrado por alunos da rede pública do município, cujo o trabalho é a representação do folclore parintinense.
Na Rodovia Oduvaldo Novo três murais artísticos estão em fase final de produção em muros particulares, dando uma nova vida ao visual urbano. Em um deles sob a coordenação de Jarbas do Carmo, o “Lobão” a temática escolhida são as lendas amazônicas fruto do imaginário indígena e caboclo.

São imagens de “Curupira”, “Ahangá”, “Boi Tatá”, “Matita Pereira” que ganharam forma pelas mãos dos artistas “Lobão”, Sande Medeiros, o “Panda” e Edwim Bastos, o “Spock”.
O projeto “Parintins – Galeria Cidade Aberta”, foi concebido por Andressa Oliveira e Josinaldo Matos e tem a curadoria de Diego Omar e Fred Góes.
Participam do projeto equipes lideradas pelos artistas Andrew Viana, Dermison Salgado, Dennis Amoedo, Evanil Maciel, Levi Gama, Jarbas Lobão, Josinaldo Mattos, Miguel Carneiro e Pito Silva.

As intervenções artísticas ocorrem em nove pontos da cidade. São eles o Centro Cultural de Parintins (muro), Centro Cultural de Parintins (Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro), Cemitério Municipal São José, Mini Vila Olímpica, Estádio Tupi Cantanhede, Planeta Boi, fachada do prédio Gomes de Castro, Kimura – Próximo A Orla de Parintins e Rodovia Oduvaldo com Avenida Eduardo Braga, próximo a Universidade do Folclore.
A iniciativa e uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura E Economia Criativa com apoio da Prefeitura Municipal de Parintins, Rádio Clube de Parintins que cedeu espaço em seu muro, Valdo Garcia (Planeta Boi), Rubem Cavalcante e Rogério Bulcão. Os murais serão concluídos no dia 27 de junho e inaugurados oficialmente no dia seguinte, 28.