Missa marca o início dos trabalhos de produção do boi de arena do Boi Bumbá Garantido

You are currently viewing Missa marca o início dos trabalhos de produção do boi de arena do Boi Bumbá Garantido
Artista Vandir Santos é um dos artistas de alegoria que participou da celebração religiosa que marca o início dos trabalhos nos galpões de alegorias do Garantido

Celebração religiosa presidida pelo padre Rui Canto reuniu diretoria, artistas, sócios e torcedores no curral Lindolfo Monteverde na Cidade do Garantido em Parintins

Parintins (AM) – A diretoria do Boi bumbá Garantido promoveu na manhã desta segunda-feira (13/03) a tradicional missa em ação de graças no curral Lindolfo Monteverde, na Cidade do Garantido. A missa marca a entrada oficial dos artistas do boi da Baixa de São José no galpão para a produção de alegorias nas três noites do 56º. Festival Folclórico de Parintins a ser realizado nos dias 30 de junho e 1º. e 2 de julho.

A imagem de Nossa Senhora do Carmo e transladada para o altar

O evento religioso foi presidido pelo padre Rui Canto, vigário da Igreja de São José Operário e concelebrado pelos padres Luiz Carlos e Dorival Nascimento.
Entre os artistas do grupo responsável pela confecção das alegorias, Emerson Brasil ressalta a importância de agradecer, pedir a proteção para mais uma temporada dentro dos galpões.

“Que Deus nos abençoe e que fique tudo bem com todos os artistas e possamos fazer grandes trabalhos para que o Garantido se sagre campeão e possa resgatar essa taça de campão”, disse Emerson.

Além da diretoria e artistas do boi, participaram da missa sócios, torcedores e a comunidade parintinense. Para o presidente Antônio Andrade Barbosa, essa é mais uma das tradições da Baixa de São José, sempre iniciar a temporada com um momento de celebração religiosa.

“O Boi Garantido já nasceu religioso, de uma promessa de Lindolfo à São João Batista e nada melhor do que começar os trabalhos com uma missa, agradecendo e pedindo proteção de Deus e Nossa Senhora do Carmo”, pontuou o presidente.

De acordo com o padre Rui Canto, não se pode desvincular a religiosidade da vida humana e isso se aplica também a vida dos artistas e dois bois de Parintins.
“Esse momento, de fato, é um marco para associação, para cada trabalhador, um momento de parar um pouco e de orar juntos e pedir a graça de Deus, pedir a fortaleza para o trabalho”, disse o padre Rui.

O religioso e o profano em simbiose nas atividades dos bumbás em Parintins

Após o evento religioso uma equipe de profissionais de saúde da UBS Valdir Viana realizou atendimento com sócios e artistas presentes. Foi disponibilizado aos sócios e torcedores a 3ª. e 4ª. dose da covid-19 e também as vacinas de rotina, de tétano, hepatite, febre amarela.

A coordenadora de saúde, Milena de Souza, agradece a parceria com o Boi-Bumbá Garantido, a convite do presidente Antônio Andrade e toda a comissão de eventos. Ainda ressalta a importância de momentos como esse para a comunidade parintinense. “É uma forma de prevenção, de proteger a população para quando chegar o Festival Folclórico de Parintins estarmos praticamente com todos imunizados”.

Deixe um comentário