A chuva foi um componente a mais para os torcedores brincar de boi até o raiar do dia
Sob o comando do apresentador Israel Paulain, do amo do boi João Paulo Faria e dos levantadores de toadas Sebastião Júnior e David Assayag, milhares de torcedores do Boi Bumbá Garantido foram os protagonistas da Alvorada, brincando de boi ao longo do trajeto desde a Cidade do Garantido até a catedral de Nossa Senhora do Carmo que foram acompanhados pela multidão cantando toadas antológicas com apoio da batucada. A chuva que caiu no início da madrugada e persistiu até ao alvorecer, aumentou a euforia dos torcedores do boi vermelho que mantém a tradição iniciada há 49 anos.

A Alvorada do Garantido faz parte do calendário do bumbá desde a sua criação na década de 80 que tem a família do amo João Paulo Farias como uma das criadoras do evento para anunciar o boi na cidade. Além dos moradores da Ilha de Tupinambarana, a Alvorada atraiu centenas de visitantes, movimentando a cidade de Parintins. É patrimônio cultural e imaterial do Amazonas, por ser uma das maiores manifestações de cultura popular no Norte do País.
A festa teve quatro momentos. O primeiro com os grupos Toada de Roda, liderado pelo músico e compositor Alder Oliveira e os Curumins da Baixa, liderado pelo também músico e compositor Enéas Dias, ambos voltados para a divulgação das todas.

O segundo momento foi a apresentação da cunhã-poranga e ex-BBB Isabelle Nogueira apoiada pelo levantador Israel Paulain com a transmissão de uma live por uma rede social associada com a Rede Globo no reality Show. Os torcedores foram ao delírio com a presença da cunhã poranga durante uma hora de sua apresentação.
Já no terceiro subiram ao palco o levantador oficial Sebastião Júnior que dividiu o palco com David Assayag, bem como os demais itens oficiais individuais.
E o quarto a Alvorada propriamente dita, com milhares torcedores encarnados brincando de boi pelas ruas de Parintins já de baixo de chuva, saindo do curral Lindolfo Monteverde na Cidade do Garantido na rodovia Odovaldo Novo.
Dezenas de vendedores de bebidas e comida, se postaram nas laterais ao longo do trajeto, principalmente na Odovaldo Novo e Avenida Lindolfo Monteverde onde está localizado o curral original, chamado de “Curralzinho da Baixa”. Outros utilizaram triciclos para suprir os torcedores.

Com o retorno do trio elétrico “Pavulagem”, Israel, João Paulo Faria, David Assayag e Sebastião se revezavam cantando toadas antológicas do bumbá da Baixa de São José, acompanhados pela banda Garantido em cima do trio e no chão com a batucada. Itens oficiais masculino e feminino, a vaqueirada e o Boi Garantido se misturaram com os milhares de torcedores no cortejo, formando uma “maré vermelha”.
“Eu venho dizendo, semanas atrás, que essa seria a maior Alvorada de todos os tempos. Está chovendo uma chuva torrencial, mas ninguém arreda o pé. Estão todos aqui vibrando de alegria. É um momento ímpar, é um momento inesquecível, é o resgate do Boi Garantido. A Alvorada é tradicional, mas essa aqui é especial”, disse emocionado o vice-presidente e diretor financeiro do bumbá, Marialvo Brandão.
O presidente do Garantido Fred Góes – que é instrumentista e compositor – acompanhado da esposa Léa e da filha Violeta, brincou junto com os torcedores até a chegada da catedral.
Já no meio da manhã ainda eram visíveis centenas de torcedores trajando roupas das cores vermelha e branca circulando pela área central da cidade. Alguns que se excederam no consumo de bebida alcóolica não chegaram em casa, dormindo em bancos.