Presidente eleito volta a comandar o bumbá em meio a uma crise administrativa e financeira nos últimos dois anos da gestão de Antônio Andrade

Com 1.648 votos, Fred Góes, 75 anos, retorna ao comando do Boi Bumbá Garantido após 30 anos do primeiro mandato no início da década de 90, na eleição realizada neste domingo e cuja apuração terminou há pouco. Jornalista, compositor, instrumentista, ex-integrante do Grupo Raízes da América e por vários anos atuando na Comissão de Arte do vermelho e branco, Fred tem como vice, o artista de alegoria Marialvo Brandão que foi indicado no ato do registro da chapa substituindo o compositor Helen Veras, derrotou os outros quatro candidatos.
Apesar da grave crise durante a gestão do agora ex-presidente Antônio Andrade cuja gestão foi tumultuada, culminando com seu afastamento, a eleição neste domingo (25) realizada no CETI, foi tranquila, sem registro de incidentes, apesar da intensa movimentação dos torcedores.

O segundo colocado na eleição foi o vereador Flávio Farias teve 1.138 votos. Ronaldo Macêdo ficou em terceiro com 844 votos. Em quarto Adelson Albuquerque teve 476 votos e por último a vice-presidente de Antônio Andrade, Ida Silva com 151 votos. Foram registrados 48 votos nulos e 20 em branco.
Na primeira entrevista após a vitória ser confirmada, Fred pregou discurso de união para o processo que ele chama de reconstrução do boi Garantido. “Nenhum boi pode estar tão desnivelado em relação ao outro”, afirmou Fred Góes, afirmando que agora vai resgatar os artistas que deixaram o Garantido nos últimos anos, segundo ele, expurgados. “Metade dos artistas que estão comigo e estavam fora, vão continuar comigo. Eles é que tem que daqui pra frente ser os vetores dessa transição artística que temos que fazer”.
Para iniciar o trabalho, Fred prometeu três ações de imediato. Abrir o edital de toadas para selecionar canções de novos compositores que estavam sem espaço no Garantido nos últimos anos, abrir a Cidade Garantido para que todos vejam o estado em que ela está sendo recebida e anunciar o tema que o bumbá irá defender no próximo ano. “Somos artistas que eram da Comissão de Artes e estamos trabalhando nisso há muito tempo, e vamos convocar a imprensa na hora certa, anunciar esse tema, abrandar o coração da galera e começar a pensar no boi de arena”, declarou Fred.

Fred Góes retorna à presidência do Boi Garantido nas mesmas condições quando assumiu o primeiro mandato, com o Boi mergulhado em dívidas.
Neste segundo mandato ele tem o desafio de administrar uma dívida de cerca de R$ 60 milhões com fornecedores e dívidas trabalhistas, bem como vencer o festival, após os torcedores amargarem duas derrotas consecutivas para o Boi contrário, o Caprichoso.
Fred e Marialvo foram empossados logo após a proclamação do resultado pela Comissão Eleitoral, ambos assinando o termo de posse.