Fé e toada marcam noite de homenagens às mães no Boi Caprichoso com evolução da Rainha do Folclore

You are currently viewing Fé e toada marcam noite de homenagens às mães no Boi Caprichoso com evolução da Rainha do Folclore

Missa foi celebrada pelo padre Benedito Teixeira torcedor do boi azulado da Francesa

Da Redação

Fotos: Eduardo Gomes

Padre Benedito cumpre a tradição de celebrantes-torcedores das missas do Caprichoso

Além de poder abraçar o Boi Caprichoso na porta de casa, na Francesa pela manhã, as mães azuladas continuaram a receber homenagens no curral Zeca Xibelão na noite deste sábado (07/05). Missa em Ação de Graças, presidida pelo Padre Benedito Teixeira, com as bênçãos de Nossa Senhora do Carmo com coroação, entrega de rosas brancas e ensaio temático “Noite das Rainhas” foram dedicados às matriarcas pela passagem do Dia das Mães. 

O presidente do Caprichoso, Jender Lobato, e o vice-presidente, Karú Carvalho, participaram do momento de oração organizado por mais de uma década pela madrinha do boi, Odinéia Andrade. “Sempre digo que ser mãe é trazer consigo um pouco do dom de Deus. Nós agradecemos ao Pai por sermos mãe, por termos o mundo às nossas mãos, porque os filhos não são só aqueles que parimos, os filhos são todos aqueles que dependem alguma coisa de nós. As mães merecem todo o nosso carinho. É uma missa para encorajamento de todas”, diz Odinéia. 

Professora Odinéia Andrade organizou a missa realizada no Curral Zeca Xibelão

A mãe do ex-levantador de toadas Robson Júnior e sócia, Genoveva Oliveira, considerou um momento emocionante ser homenageada pelo Boi Caprichoso, onde brinca desde criança. “Eu morei na Rua Rio Branco e a minha saudosa mãe, Tereza, era muito fanática. Toda minha família é Caprichoso. Eu e minha mãe não perdíamos esses momentos de festas e missas. Viemos agradecer a Deus e à Nossa Senhora do Carmo pelos momentos bons que a vida nos oferece, nos permite viver”, agradece.

A religiosidade representada por Nossa Senhora do Carmo é forte nos Bumbás

Para o presidente Jender Lobato, a noite de homenagens às mães foi incrível e especial. “Mais uma vez o Boi Caprichoso faz um grande reconhecimento a todas essas pessoas importantes”, reverencia. O dirigente se emocionou ao lembrar da mãe, mulher de fé, temente a Deus, Ana Adélia Lobato, quando esteve com o Boi Caprichoso no Beco Submarino, próximo da Feira do Bagaço, na Francesa, onde passou a infância e a adolescência. “Sempre corri nessas pontes que são costumeiras ao meu povo”, relata emocionado.

MELHOR RAINHA

Ainda durante o ensaio temático, com a Marujada de Guerra, o Boi Caprichoso realizou sorteio de brindes às mães no palco do curral Zeca Xibelão. A Rainha do Folclore, Cleise Simas, não conteve o sentimento de emoção ao receber presente de três mulheres da família. A filha, Crystal Simas Beltrão, 07 anos, a mãe Maria do Carmo Bentes, e a irmã, Cleu Simas, ao lado do vice-presidente Karu Carvalho, a esposa Aline Queiroz e a diretora de Curral, Maria Auxiliadora, Dora,  entregaram um quadro de melhor item 08 do Festival Folclórico de Parintins confeccionado pela diretoria do Boi Caprichoso e Conselho de Arte.

Deixe um comentário