Coração do compositor de “Minha Sina” e “Coração de Batuqueiro” dentre outras toadas antológicas não resistiu a tristeza pela perda do mago do festival
Parintins (AM) ─ O universo musical dos Bumbás de Parintins, sobretudo do Boi Bumbá Garantido, sofreu uma grande perda. Faleceu na manhã desta segunda-feira, aos 62 anos, o compositor Inaldo Medeiros Cursino, irmão e parceiro do também compositor, cantor e ex-amo do boi da Baixa de São José, Tony Medeiros. Inaldo foi encontrado morto pelos filhos em sua residência no Residencial Parintins, vítima de um infarto fulminante, segundo o Instituto Médico Legal de Parintins.
O falecimento de Inaldo é a segunda perda de personalidades ligadas ao universo dos bumbás em Parintins. A primeira aconteceu no sábado, quando dirigentes, artistas e torcedores foram surpreendidos com a morte do artista Jair Mendes, que revolucionou o Festival de Parintins ainda na década de 70, cujo sepultamento ocorreu na tarde deste domingo.
Segundo seu filho e ex-amo do Garantido, Gaspar Medeiros, Inaldo ficou profundamente abalado com o falecimento no último sábado, do artista Jair Mendes. “Desde a notícia do falecimento de Jair Mendes ele se isolou”, afirmou Gaspar Medeiros.
No último domingo, em uma postagem na rede social Facebook, falou da perda de Jair Mendes e de sua vulnerabilidade emocional com a perda, diante de sua saúde frágil, já que fora acometido recentemente de um infarto.
Inaldo Medeiros integra ao lado do falecido Emerson Maia, seu irmão Tony Medeiros, Tadeu Garcia, Paulinho Du Sagrado de uma geração de talentosos compositores do Boi Bumbá Garantido.

Várias de suas toadas, compostas há mais de 35 anos, continuam no imaginário e na memória afetiva dos torcedores encarnados, que ainda hoje, quando são executadas tantos nos ensaios, como nas apresentações do festival folclórico, emocionam não só a galera, mas o público em geral. “Minha Sina”, “Coração de Batuqueiro”, “Eterno campeão” e “Nayá”, são algumas das toadas antológicas do Boi Garantido.
O compositor Tadeu Garcia destacou ainda o fato da parceria de Inaldo e Tony na criação de toadas indígenas. “A parceria dele com o Tony em rituais era muito fortes”. As temáticas indígenas foram introduzidas por Tony Medeiros no bumbá a partir da década de 80.
“Inaldo é um compositor genial da nossa geração, de fino trato nas notas musicais e nas poesias que fizeram toadas inesquecíveis. Que continue lá de cima a nos abençoar”, afirmou Tadeu.
O presidente do Boi Bumbá Garantido, Fred Góes lamentou o falecimento do compositor. “Neste momento de imensa dor desejamos que seus familiares, amigos e todos os que tiveram o privilégio de conhecê-lo encontrem conforto e força necessários.
Que Inaldo descanse em paz e sua memória permaneça viva nos corações de todos nós”.