Os blocos mais esperados do Carnailha 2025 abriram a primeira das duas noites do desfile dos blocos na parte competitiva do carnaval
Parintins (AM) ─ Dos sete blocos da chave Irreverente, Lagarto Salgado e Chitara da Chapada foram a sensação da primeira noite de desfile do Carnailha 2025 neste sábado (02/03), promovido pela Prefeitura Municipal. As duas agremiações arrastaram multidão na noite deste domingo na Avenida Paraíba motivada pelas suas marchinhas com frases de duplo sentido e bem-humoradas bem ao gosto popular. O desfile dos blocos Irreverentes tem como principal característica, homens vestidos de mulher e mulheres em trajes masculinos.
Coube ao bloco Os Belezuras, representando o Conjunto João Novo, bairro Djard Vieira, Itaguatinga e Vitória Régia, a difícil tarefa de abrir a primeira noite de desfile dos blocos da chave Irreverentes. Com o tema “Um misto de Machão e de Mulher” tratando sobre a diversidade de identidade e sua complexidade, bem como a inclusão. O bloco cumpriu o percurso de menos de 200 metros da área do desfile, sem conseguir atrair o tradicional arrastão de foliões após sua passagem.
Excluído do desfile do ano passado (2024) por infringir o regulamento, o Pantera Cor de Rosa, retornou ao desfile deste ano fazendo autoexaltação, dos 20 anos de sua existência. Sua comissão de frente, com oito componentes sob a direção do coreógrafo Erick Beltrão, retratavam as “guardiãs panterosas”, conforme definiu.
ARRASTÃO CHITARA
O primeiro grande momento dos desfiles dos blocos Irreverentes aconteceu a partir das 21h32min, quando um dos blocos mais icônicos iniciou o desfile, o Chitara da Chapada. Seu tema “Bandeira da Diversidade”, o bloco segundo o carnavalesco e ex-pajé por décadas do Boi Bumbá Caprichoso, Waldir Santana, trouxe o grito contra a violência contra a comunidade LGBTQIA +.

A comissão de frente com 11 componentes, denominada “Mariposas da Noite”, fez a alusão aos jovens denominados de “Gayrotas” frequentadores da vida noturna. Junto com a comissão de frente, a Chitara trouxe “Rafaela” primeiro trans, segundo a sinopse do bloco a trocar de nome do masculino para feminino. O bloco se destacou com fantasias e adereços bem produzidos.

A Chitara proporcionou o primeiro grande momento de arrastão, em sua passagem pela Avenida Paraíba. Cerca de cinco mil foliões acompanharam o bloco até o encerramento do desfile da agremiação
Quinto bloco a desfilar, “As Tiazinhas” trouxe como tema deste ano “BBP: Tem bicha dando close na avenida”, em uma alusão a versão parintinense do reality show do Big Brother Brasil, muito popular nas redes sociais tratada com humor pelo bloco.
Outro que fez jus à sua condição de bloco Irreverente, o quinto a desfilar, “Os Piratas” não fez por menos neste Carnailha 2025. Com o tema de duplo sentido, “Pra refrescar nesse calor, vamos chupar meu amor”, em uma alusão ao cotidiano consumo de picolé (também denominado de flau em Parintins) pirulito, sorvete e limão.
O MAIS ESPERADO
Já às 22h48min, o sexto bloco a desfilar e o mais aguardado da noite, o Lagarto Salgado, criado no bairro da Francesa, começou a desfilar trazendo concomitantemente dois temas: “20 anos sem frescura! Papai Joel, bota no meu caneco, que vai ser uma loucura”, comemorando duas décadas da existência do bloco e homenageando o comerciante Joel Pessoa ao alçar a condição de celebridade em Parintins ao promover eventos em apoio a cunhã poranga Isabelle Nogueira em sua participação do Big Brother Brasil em seu bar na Avenida Amazonas em frente à Catedral de Nossa Senhora do Carmo.

O próprio Joel foi um destaque à parte. Trajando uma fantasia de lagarto, ele evoluiu durante o desfile trazendo um séquito de rapazes alternando durante o trajeto a pé, onde distribuía cerveja e em uma carrocinha.
O bloco ancorado por uma marchinha que caiu no gosto do público, com refrão bem popular de carnavais passados e outra alusiva ao homenageado, o Lagarto, arrastou a maior multidão da noite, com a maioria dos foliões cantando em um grande coro.

Com o tema “Diário de uma mini trans”, o bloco Invasão na Folia fechou o desfile dos blocos Irreverentes em homenagem a Mardes Soares da Silva, da comunidade LGBTQIAPN+, cuja vivência foi atribulada, levando-o a escrever suas experiências por meio de contos, “Diário de uma mini trans”.
O corpo de três jurados terá a responsabilidade de julgar os quesitos Comissão de Frente, Rainha, Marchinha e o bloco Harmonia e Evolução. Os blocos devem levar de oito a dez componentes para a Comissão de Frente.
PRIMEIRO CARNAILHA
Este é o primeiro Carnailha sob a administração do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves. Ambos desfilaram no meio dos foliões em vários blocos.
“A primeira noite é muita alegria, muita animação do povo maravilhoso. Com uma estrutura que a Prefeitura montou com todo carinho, com todo amor, com toda segurança e conforto, para receber todos os foliões parintinenses, visitantes que lotam a cidade e que realmente fazem do Carnailha o maior carnaval do Norte do Brasil. Eu estou muito feliz. É o maior Carnailha de todos os tempos”, festejou o prefeito Mateus Assayag.
A vice-prefeita Vanessa Gonçalves também comemorou o sucesso da primeira noite. “Quero agradecer a Deus, porque essa energia é contagiante de todos os blocos, os parintinenses. Quero saudar todos os visitantes que chegaram na nossa ilha para curtir o melhor Carnailha, que é o nosso, aqui no Estado do Amazonas. Que sentimento, que alegria, que diversão, que alto astral. Vocês só encontram em Parintins. Eu estou em êxtase. Isso é Carnailha”, comemorou.