Chitara e Lagarto arrastam foliões no desfile dos blocos Irreverentes em Parintins

You are currently viewing Chitara e Lagarto arrastam foliões no desfile dos blocos Irreverentes em Parintins
Terceira a desfilar na noite deste sábado, Chitara da Chapada arrastou uma multidão em sua passagem na Avenida Paraíba na noite dedicada aos blocos da chave Irreverente

Os blocos mais esperados do Carnailha 2025 abriram a primeira das duas noites do desfile dos blocos na parte competitiva do carnaval

Parintins (AM) ─ Dos sete blocos da chave Irreverente, Lagarto Salgado e Chitara da Chapada foram a sensação da primeira noite de desfile do Carnailha 2025 neste sábado (02/03), promovido pela Prefeitura Municipal. As duas agremiações arrastaram multidão na noite deste domingo na Avenida Paraíba motivada pelas suas marchinhas com frases de duplo sentido e bem-humoradas bem ao gosto popular. O desfile dos blocos Irreverentes tem como principal característica, homens vestidos de mulher e mulheres em trajes masculinos.
Coube ao bloco Os Belezuras, representando o Conjunto João Novo, bairro Djard Vieira, Itaguatinga e Vitória Régia, a difícil tarefa de abrir a primeira noite de desfile dos blocos da chave Irreverentes. Com o tema “Um misto de Machão e de Mulher” tratando sobre a diversidade de identidade e sua complexidade, bem como a inclusão. O bloco cumpriu o percurso de menos de 200 metros da área do desfile, sem conseguir atrair o tradicional arrastão de foliões após sua passagem.
Excluído do desfile do ano passado (2024) por infringir o regulamento, o Pantera Cor de Rosa, retornou ao desfile deste ano fazendo autoexaltação, dos 20 anos de sua existência. Sua comissão de frente, com oito componentes sob a direção do coreógrafo Erick Beltrão, retratavam as “guardiãs panterosas”, conforme definiu.
ARRASTÃO CHITARA
O primeiro grande momento dos desfiles dos blocos Irreverentes aconteceu a partir das 21h32min, quando um dos blocos mais icônicos iniciou o desfile, o Chitara da Chapada. Seu tema “Bandeira da Diversidade”, o bloco segundo o carnavalesco e ex-pajé por décadas do Boi Bumbá Caprichoso, Waldir Santana, trouxe o grito contra a violência contra a comunidade LGBTQIA +.

Um dos blocos irreverentes mais icônicos de Parintins, o Chitara da Chapada atrai um multidão em sua passagem com o tema sobre a diversidade


A comissão de frente com 11 componentes, denominada “Mariposas da Noite”, fez a alusão aos jovens denominados de “Gayrotas” frequentadores da vida noturna. Junto com a comissão de frente, a Chitara trouxe “Rafaela” primeiro trans, segundo a sinopse do bloco a trocar de nome do masculino para feminino. O bloco se destacou com fantasias e adereços bem produzidos.

Comissão de frente representando as “Mariposas da Noite” com as suas “Gayrotas” pede respeito à diversidade e contra a violência


A Chitara proporcionou o primeiro grande momento de arrastão, em sua passagem pela Avenida Paraíba. Cerca de cinco mil foliões acompanharam o bloco até o encerramento do desfile da agremiação
Quinto bloco a desfilar, “As Tiazinhas” trouxe como tema deste ano “BBP: Tem bicha dando close na avenida”, em uma alusão a versão parintinense do reality show do Big Brother Brasil, muito popular nas redes sociais tratada com humor pelo bloco.
Outro que fez jus à sua condição de bloco Irreverente, o quinto a desfilar, “Os Piratas” não fez por menos neste Carnailha 2025. Com o tema de duplo sentido, “Pra refrescar nesse calor, vamos chupar meu amor”, em uma alusão ao cotidiano consumo de picolé (também denominado de flau em Parintins) pirulito, sorvete e limão.
O MAIS ESPERADO
Já às 22h48min, o sexto bloco a desfilar e o mais aguardado da noite, o Lagarto Salgado, criado no bairro da Francesa, começou a desfilar trazendo concomitantemente dois temas: “20 anos sem frescura! Papai Joel, bota no meu caneco, que vai ser uma loucura”, comemorando duas décadas da existência do bloco e homenageando o comerciante Joel Pessoa ao alçar a condição de celebridade em Parintins ao promover eventos em apoio a cunhã poranga Isabelle Nogueira em sua participação do Big Brother Brasil em seu bar na Avenida Amazonas em frente à Catedral de Nossa Senhora do Carmo.

Destaque no bloco Lagarto Salgado, Joel Pessoa foi homenageado no desfile do bloco da francesa que comemorou 20 anos de existência


O próprio Joel foi um destaque à parte. Trajando uma fantasia de lagarto, ele evoluiu durante o desfile trazendo um séquito de rapazes alternando durante o trajeto a pé, onde distribuía cerveja e em uma carrocinha.
O bloco ancorado por uma marchinha que caiu no gosto do público, com refrão bem popular de carnavais passados e outra alusiva ao homenageado, o Lagarto, arrastou a maior multidão da noite, com a maioria dos foliões cantando em um grande coro.

Penúltimo a desfilar, Lagarto Salgado atraiu o maior público no arrastão, ocupando quase toda a extensão da pista do desfile na noite de sábado


Com o tema “Diário de uma mini trans”, o bloco Invasão na Folia fechou o desfile dos blocos Irreverentes em homenagem a Mardes Soares da Silva, da comunidade LGBTQIAPN+, cuja vivência foi atribulada, levando-o a escrever suas experiências por meio de contos, “Diário de uma mini trans”.
O corpo de três jurados terá a responsabilidade de julgar os quesitos Comissão de Frente, Rainha, Marchinha e o bloco Harmonia e Evolução. Os blocos devem levar de oito a dez componentes para a Comissão de Frente.
PRIMEIRO CARNAILHA
Este é o primeiro Carnailha sob a administração do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves. Ambos desfilaram no meio dos foliões em vários blocos.
“A primeira noite é muita alegria, muita animação do povo maravilhoso. Com uma estrutura que a Prefeitura montou com todo carinho, com todo amor, com toda segurança e conforto, para receber todos os foliões parintinenses, visitantes que lotam a cidade e que realmente fazem do Carnailha o maior carnaval do Norte do Brasil. Eu estou muito feliz. É o maior Carnailha de todos os tempos”, festejou o prefeito Mateus Assayag.
A vice-prefeita Vanessa Gonçalves também comemorou o sucesso da primeira noite. “Quero agradecer a Deus, porque essa energia é contagiante de todos os blocos, os parintinenses. Quero saudar todos os visitantes que chegaram na nossa ilha para curtir o melhor Carnailha, que é o nosso, aqui no Estado do Amazonas. Que sentimento, que alegria, que diversão, que alto astral. Vocês só encontram em Parintins. Eu estou em êxtase. Isso é Carnailha”, comemorou.

Deixe um comentário