Caprichoso vence o 55º. Festival Folclórico com oito décimos de diferença

You are currently viewing Caprichoso vence o 55º. Festival Folclórico com oito décimos de diferença
Diretoria e torcedores comemoram o 24º. título do 55º. Festival Folclórico de Parintins após o interregno de dois anos por causa da pandemia de Covid-19

Boi do Bairro de Palmares conquista o 24º. Título no primeiro festival folclórico após dois anos de suspensão por causa da pandemia

Com uma diferença de oito décimos, o Boi Bumbá Caprichoso foi o campeão do 55º. Festival Folclórico de Parintins. O bumbá azul e branco obteve 1.259,3 pontos contra 1.258,5 atribuídos ao Boi Bumbá Garantido, conquistando o 24º. título. A apuração ocorreu na tarde desta segunda-feira (27/06) no Centro Cultural de Parintins, o Bumbódromo, palco da disputa entre as duas associações folclóricas.

Os jurados julgaram 21 itens. Em dez houve empate, enquanto o Caprichoso venceu em sete itens, e o Garantido venceu em quatro. A pequena diferença obtida pelo Caprichoso ocorreu em dois itens: Figura Típica Regional, onde conseguiu três décimos de vantagem e Alegoria, com cinco décimos superando o boi rival.

O Garantido venceu nos itens Apresentador defendido por Israel Paulain, por sinal o único item individual a vencer o seu adversário Edmundo Oran por apenas um décimo, bem como na Organização do Conjunto Folclórico, Coreografia e Tribos Indígenas.

Os empates ocorreram nos itens Levantador de Toadas, Amo do Boi, Porta Estandarte, Sinhazinha da Fazenda, Rainha do Folclore, Cunhã-Poranga, Boi-Bumbá Evolução, Pajé e Tuxauas.

CRISE

O presidente do Boi Bumbá Garantido, Antônio Andrade não acompanhou a apuração, preferindo ficar em sua residência, refletindo a crise no Bumbá. Na arena e arquibancadas onde os torcedores acompanham a apuração, o policiamento foi reforçado.

O tom era de revolta contra a diretoria do bumbá da Baixa de São José e em especial aos membros da Direção Geral de Espetáculo, responsável pela produção do boi de arena.
Uma das queixas foi em relação as alegorias, com péssimo acabamento levadas para arena, apesar do empate, fato que causou estranheza.

Outro aspecto muito criticado foi a adoção de três levantadores nas três noites, Sebastião Júnior, David Assayag e Edilson Santana gerando vários protestos nas redes sociais por torcedores do Garantido, inconformados com a pouca apresentação de Sebastião Júnior que divide com o levantador Israel Paulain, a preferencia dos torcedores.

DESABAFO

Assim que foi concretizada apuração das notas, o presidente do Caprichoso, Jender Lobato comemorou em tom de desabafo.

“Eu perdi meu pai há duas semanas e eu não tive luto. Eu tive que enterrar meu pai e saí do cemitério para o galpão para trabalhar pelo Caprichoso, para fazer essa apresentação digna que nós fizemos. Eu tenho muito orgulhoso de ter feito esse festival e ter ganhado esse título. Realizado um sonho, um sonho de menino da francesa, de curumim, que nasceu e se criou no Caprichoso”, disse pouco antes de descer para a arena com o troféu para festejar junto com torcedores a vitória e seguir em passeata até o curral Zeca Xibelão.

Já na Cidade do Garantido, o clima foi de tristeza e revolta. A maioria da diretoria se manteve distante, temendo reações dos torcedores mais exaltados.

Deixe um comentário