Um público estimado em quatro mil pessoas esteve no evento cantando e dançando ao som das toadas de seus bumbás preferidos na noite desta sexta-feira em evento realizado pelo Governo do Estado

Parintins (AM) — Os bois bumbás Caprichoso e Garantido realizaram a festa na noite desta sexta-feira (17/03) na arena do bumbódromo em evento realizado pelo Governo do Estado marcando o lançamento oficial na cidade de Parintins do 56º. Festival Folclórico de Parintins. Torcedores azulados e encarnados ocuparam a arena e parte das cadeiras especiais assistiram as apresentações das duas mais famosas associações folclóricas do Norte do País.
Por meio de sorteio prévio, coube ao Boi Bumbá Caprichoso abrir a festa levando para o palco sua Marujada de Guerra e todos os itens oficiais. Cada bumbá teve cerca de 90 minutos para suas apresentações.
O apresentador Edmundo Oran comandou a apresentação do Caprichoso chamando ao palco o levantador Patrick Araújo, o amo do boi Prince do Boi, o boi Caprichoso com o seu tripa Alexandre Azevedo, a porta estandarte Marcela Marialva, a sinhazinha da fazenda Valentina Cid, a rainha do folclore Cleise Simas, a cunhã poranga Marciele Albuquerque e o pajé Erick Beltrão.

PROVOCAÇÃO
Durante a apresentação do Caprichoso, campeão do primeiro festival pós pandemia, o amo Prince do Boi não perdeu a oportunidade de provocar o bumbá rival, Garantido, cantando versos explorando a má performance no festival do ano passado e a profunda crise que sucedeu no boi da Baixa de São José, expondo as mazelas.

Os versos causaram certo desconforto na diretoria do Garantido prsente no Bumbódromo a partir de seu presidente, Antonio Andrade presente em um dos camarotes acompanhado pelos seus mais próximos colaboradores, para o deleite dos torcedores do Caprichoso, revivendo a rivalidade entre os torcedores dos dois bumbás.
A resposta veio no início da apresentação do Garantido, através de seu apresentador e ídolo dos torcedores encarnado, Israel Paulain fazendo uma reverência aos torcedores do Caprichoso, citando nominalmente o nome do bumbá azul e branco de forma respeitosa.
O Garantido sob o comando de Israel encerrou a noite com todos seus itens individuais no palco. Um dos momentos marcantes foi quando Israel chamou o levantador de toadas Sebastião Júnior que após a após a apuração do festival do ano passado, entregou a função de levantador.

Na ocasião disparou uma série de críticas contundentes contra o presidente Antonio Andrade e sua administração através das redes sociais. Neste ano Sebastião completa treze anos na função foi confirmado por Antônio como levantador oficial. Israel e Sebastião são os ídolos mais festejados e idolatrados pelos torcedores encarnados.

Tanto que a entrada de Sebastião Júnior no palco foi muito comemorada pelos torcedores do Garantido presentes no Bumbódromo.
ENTREGA DE EPIs
No intervalo das apresentações dos bois governador fez a entrega simbólica de 1,2 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) – botas, calças, camisas e capacetes – aos trabalhadores que atuam nos galpões dos bois Caprichoso e Garantido, onde são criadas as alegorias.
No último dia 10 de março, o Governo do Estado que vai destinar R$ 5 milhões para cada bumbá, mesmo valor do ano passado, fez o lançamento oficial do festival em Manaus, quando foi assinado o contrato de patrocínio com a multinacional Coca-Cola, no valor de R$ 1.250,00 para cada associação.