Torcedores do vice-campeão Garantido esperavam a derrota com diferença maior e fazem a festa lotando o curral na Cidade do Garantido. Sem o descartes das notas mais baixas, Caprichoso ganharia com diferença maior, 2,2 pontos.
PARINTINS (AM) ─ Com 1259,0 pontos O Boi Bumbá Caprichoso sagrou-se bicampeão do 56º. Festival Folclórico de Parintins, derrotando pelo segundo ano consecutivo o Boi Bumbá Garantido que obteve 1258,8 pontos. A vitória do boi das cores azul e branco fecha com chave de ouro o mandato do presidente Jender Lobato que se encerra neste ano.
O Caprichoso venceu a primeira noite (sexta-feira 30/06) com 419,8 Pontos contra 419,5 computado pelos jurados; na segunda noite (sábado – 01/07) os jurados deram vitória para o Garantido com 419,8 pontos contra 419,5 computados para o Caprichoso; Caprichoso voltou a vencer na terceira noite (domingo – 02/07) obtendo 419,7 contra 419,5 dados para o Garantido.

ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO
A vitória do Caprichoso refletiu a organização, planejamento e execução do boi de arena pelos dirigentes do Boi Caprichoso e Comissão de Arte. O resultado foi visto nas três noites de apresentação, bem superior em relação ao boi adversário que neste ano voltou a ter problemas em alegorias. Dirigentes do Garantido e torcedores já previam derrota com uma diferença.
O boi enfrentou vários problemas ao longo da temporada com ameaças de greve dos trabalhadores até mesmo nos momentos que antecederam o início da disputa, culminando com o afastamento do presidente Antônio Andrade há uma semana da disputa, após criar incidente com o Governo do Estado ao exigir mais recursos para finalizar o bumbá na arena. Andrade ameaçou não levar o boi para arena caso não fosse atendido.
A primeira noite, sexta-feira (30/06) foi vencida pelo Caprichoso, obtendo 419,8 pontos contra 419,5 pontos atribuídos ao Boi Bumbá Garantido. Na segunda noite, sábado (01/07) foi vencida pelo Boi Garantido com 419,8 contra 419,5 dados ao Caprichoso. A última noite da disputa, domingo (02/07) foi vencida pelo Caprichoso obtendo 419,7 dos jurados contra 419,5 dados ao Garantido.

APLICAÇÃO DAS NOTAS
De acordo com o regulamento vigente, os jurados devem atribuir a menor nota, 9,5 e a maior 10, para evitar grandes diferenças nas notas. Além disso, cada um dos 21 itens julgados recebe três notas, sendo descartada a mais baixa. Dando mais equilíbrio na soma final.
Tanto que sem os descartes das notas, o Caprichoso também venceu obteve 1.885,5 pontos e o Garantido 1.883,3 pontos aumentando a diferença para 2,2 pontos.
Atuaram como jurados Marcos Xuva Levy, Gustavo Alonso e Miriam ABS no bloco musical; no bloco cênico e coreográfico teve como julgadores Luiz Pilar, Reginaldo dos Santos Oliveita e Marco Aurélio da Cruz Souza; e no bloco “C” artístico, Yago Quiñones Triana, Jearmerson dos Santos e MarysetteAlves de Oliveira.