Blocos da Chave Especial fecham a segunda noite competitiva do Carnailha 2023

You are currently viewing Blocos da Chave Especial fecham a segunda noite competitiva do Carnailha 2023
Bloco Ursos Polaris foi o grande vencedor da Chave Especial do Carnailha 2023

Os oito blocos desfilaram em busca do título de campeão após dois anos de jejum carnavalesco por conta da pandemia

Sob uma chuva fina, o Bloco Tarja Preta do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs) abriu a segunda noite com participação especial no Carnailha 2023. O bloco é formado por usuários e funcionários do centro, que atende pacientes com transtornos mentais. Mesmo com um público pequeno ocupando as arquibancadas, os integrantes do bloco demonstraram muita disposição e alegria.

Com a chuva dando uma trégua, os blocos da Chave Especial iniciaram seus desfiles na passarela montada pela Prefeitura Municipal.

OS METRALHAS

Metralhas homenagearam dois integrantes do bloco já falecidos

O desfile dos blocos da Chave Especial iniciou às 20h03min. Coube ao Bloco, Os Metralhas, do centro da cidade abrir a parte competitiva do Carnailha, trazendo como tema “Metralhas: O Aloísio de Thiago são os guardiões desse lugar”, uma dupla homenagem a dois policiais militares já falecidos.

Segundo o presidente Elson da Silva Barros, conhecido como “Edinho lobo mau” a homenagem aos dois policiais que eram integrantes e incentivadores do bloco. O bloco segundo ele, trouxe para a Avenida Paraíba 1.500 integrantes. Pelo que se pode verificar durante o desfile o número de integrantes foi bem inferior ao informado.

Com um samba exaltação aos policiais e uma comissão de frente cujos integrantes representaram policiais militares, o bloco trouxe apenas um carro alegórico com a reprodução da fotografia dos dois homenageados.

IMPÉRIO DOS PALMARES

Gudu, que foi artista, incentivador da cultura popular foi tema do Império dos Palmares

O Império do Palmares foi o segundo bloco a desfilar, levando para a avenida o peta “Bom samaritano da arte” em homenagem a Sérgio Marques de Oliveira, o Gudu, uma referência na cultura popular de Parintins, como artista de indumentária dos tuxauas do Boi Bumbá Garantido, incentivador das Pastorinhas criando seu próprio pastoral que levava seu nome, além de ser entusiasta do Esporte.

A Comissão de frente representou os anjos, um dos personagens das pastorinhas com a qual Gudu era bastante conhecido em Parintins. O carro alegórico era a representação do homenageado.

O bloco cumpriu o seu papel desfilando sob uma fina chuva que voltou a cair em Parintins.

MOCIDADE UNIDA DE SÃO BENEDITO

Mocidade de São Benedito levou como tema a magia circense

Um dos blocos mais novos do Carnailha de Parintins fundado em 2013, o bloco Mocidade Unida de São Benedito foi o terceiro a se apresentar nesta noite de segunda-feira gorda de carnaval entrando na avenida 21h50min.

O bloco levou para a Avenida Paraíba o tema “O circo chegou, tem folia tem sim senhor”, uma alusão a história do circo desde o império romano, trazendo em sua comissão de frente personagens do circo, como os palhaços. Trouxe entre seus integrantes malabaristas e outras modalidades circenses.

A agremiação cumpriu com o que se propôs, trazendo um número um pouco maior de componentes.

FAX

Já passava das 22h30min quando o quarto bloco iniciou seu desfile. O Fax Clube um dos blocos mais antigos do carnaval parintinense trouxe um tema exaltação de uma instituição pública, “IFAM, o futuro chegou em Parintins”, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, o IFAM/Campus Parintins.

UNIDOS DO ITAÚNA

O bloco Unidos do Itaúna foi buscar nos fatos ocorridos em junho de 1969 que deu a origem aos movimentos pelos direitos à diversidade sexual nos Estados Unidos, denominada Revolta de Stonewall. Quinto bloco a desfilar.

RUBRO NEGRO

Rubro Negro fez um manifesto contra violência e preconceito contra a mulher

Iniciou o desfile aos dez minutos da madrugada de terça-feira com o tema “Mulher guerreira, o rubro negro te abraça”. De acordo com a sinopse do bloco, o tema é um manifesto contra a violência doméstica, a intolerância racial, o preconceito e os assédios em todas as suas esferas.

A comissão de frente, de acordo com a concepção do bloco, representou a luta das mulheres por respeito e igualdade social. O bloco encerrou aos 46 minutos de terça-feira.

BAD BOY

A Ala Amigos do Braulino compositor homenageado pela Bad Boy

Com os acordes da toada que ganhou a Europa nos anos 2.000, através do Grupo Carrapicho na voz do seu líder, Zezinho Corrêa, “Tic Tic Tac”, o bloco Bad Boy iniciou seu desfile homenageando o autor da Toada, compositor Braulino Lima a 1 hora da madrugada de terça-feira, levando para a avenida, o tema “Braulino: fez o destino, um poeta para brilhar”.

A Comissão de frente cuja coreografia representou o bailado corrido e fez alusão a premiação recebida pelo Carrapicho pela interpretação da toada. O Bloco trouxe também ala “Amigos do Braulino”. O bloco encerrou sua apresentação pouco antes das 2 horas da madrugada dentro do tempo estipulado.

URSOS POLARES

A diversidade cultural e religiosa foi um dos itens apresentados pelo Ursos Polaris

Último a desfilar encerrando as apresentações dos blocos da Chave Especial, o Urso Polares, pouco antes de iniciar seu desfile, prestou homenagem póstuma a João Soares, o Joãozinho, falecido no final de janeiro.

O bloco levou para a avenida o enredo “Amor, Igualdade e Diversidade”, um manifesto contra o preconceito em todos os sentidos. Na comissão de frente dez integrantes com fantasias com destaque a cabeça do mascote do bloco.

A ala do manifesto da cultura popular trouxe a diversidade cultural com a capoeira, umbanda, as pastorinhas e o boi bumbá.

NOVO REGULAMENTO

Os blocos, tanto da Chave Irreverentes e da Chave Especial desfilaram sob um novo regulamento. Foram abolidos os carros alegóricos que nos anos anteriores vinha crescendo. Aos blocos foi permitido apenas um tripé com dimensões bem menores que não excedesse a cinco metros de altura, sem a presença de destaques. Com as limitações impostas, os integrantes dos blocos foram obrigados a evoluírem no chão.

O Carnailha foi uma realização da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, responsável pela organização e execução da programação.

Deixe um comentário