Após incertezas devido a crise interna, Garantido iniciou neste domingo o translado das alegorias

You are currently viewing Após incertezas devido a crise interna, Garantido iniciou neste domingo o translado das alegorias
Os primeiros módulos alegóricos do Garantido são levados para a concentração no bumbódromo

Apesar das dificuldades integrantes do Bumbá da Baixa de São José levam os primeiros módulos para a concentração

Parintins (AM) ─ O Boi Bumbá Garantido iniciou na tarde deste domingo (25), o translado de seus módulos que irão compor suas alegorias a serem apresentadas nas três noites de disputa do 56º. Festival Folclórico de Parintins que começa na próxima sexta-feira, 30 de junho. Para o translado foram mobilizados pouco mais de 200 kaçauerês, encarregados de empurrar os módulos auxiliados por caminhões e um trator. No total serão 210 módulos que irão percorrer cerca de dois quilômetros até a concentração.

Coordenadores organizam a retirada dos módulos alegóricos do galpão alusivos a primeira noite de disputa no bumbódromo

O translado das alegorias foi motivo de preocupações nos últimos dias por falta de planejamento. Compra de roldanas impróprias e falta de equipamentos de proteção individual (EPI) somente chegaram ontem.

O primeiro módulo a sair do galpão às 14h e 08min, foi do artista Ozéas Bentes, responsável pelas alegorias para a celebração folclórica, composta de onde módulos, denominada “Clamor da Terra”. Além da celebração, Ozéas é também responsável pelo ritual indígena “Nominação Kaiapó” com 17 módulos que montados terão uma altura próxima de 20 metros.

Segundo um dos coordenadores dos Kaçauerês, o peso do módulo em média varia de 400 até 600 quilos podendo chegar até uma tonelada. O maior desafio é vencer os obstáculos ao longo do trajeto evitando que o material rodante seja danificado.

Soldador substitui roldanas danificadas pouco antes de o módulo alegórico de meia tonelada ser transportado para a concentração

Ozeas Bentes acompanhou a saída dos módulos de suas alegorias com uma sensação de alívio e de dever cumprido, apesar dos problemas enfrentados pelo Garantido.

“Pela experiência que a gente já tem do Festival, esse ano foi um ano de desafio aqui no Garantido, um ano de superação, partindo da diretoria até os artistas e a gente conseguiu chegar em um dia como hoje e tirar os nossos módulos, praticamente 80% pintado, já decorado esperando a montagem das alegorias para nós finalizarmos. É uma satisfação imensa. Acho que valeu a pena”, afirmou.

Primeiro módulo que irá compor a cenografia da celebração folclórica do artista Ozéas Bentes é retirado do galpão

Depois de permanecer algum tempo parado em frente para a Cidade do Garantido para substituir roldanas danificadas ainda no Galpão, somente às 16h e 08 minutos foi iniciado o translado puxado por um caminhão até a concentração no Bumbódromo, onde realizam últimos ajustes e acabamentos.

Deixe um comentário