Após de dez anos, finalmente é lançado o livro “Estrelas de um centenário” da pesquisadora e folclorista Odinéia Andrade

You are currently viewing Após de dez anos, finalmente é lançado o livro “Estrelas de um centenário” da pesquisadora e folclorista Odinéia Andrade
Editor do livro Diego Omar e a autora Odinéia Andrade lançam "Estrelas de um centenário" contando a história e depoimento de personagens do Caprichoso

Uma das pioneiras na luta pela preservação da memória do Festival de Parintins e do Boi Bumbá Caprichoso, Odinéia vê um sonho adiado por dez anos se concretizar na noite deste sábado

O livro escrito pela professora aposentada, pesquisadora, folclorista e madrinha do Boi Odinéia Andrade para ser lançado em 2013, finalmente foi materializado lançado dez anos depois na noite deste sábado (17) no Curral Zeca Xibelão do Boi Bumbá Caprichoso. “Estrelas de um centenário”, livro escrito pela professora é uma espécie de memória e história do Boi Caprichoso ao longo de 38 anos de seu envolvimento com o folclore de Parintins.

Jender Lobato folheia o livro mais uma publicação que preserva história do Boi


O livro inicialmente concebido para ser publicado no ano do centenário do Boi Caprichoso em 2013 é dividido em três partes. São três partes que formam o livro. Na primeira há uma contextualização da brincadeira, destacando sua origem e primeiras festas. A segunda parte relata documentos e memória que contam a construção dos bois através de pessoas que firmaram a brincadeira na cidade. O livro finaliza com o capítulo “Memórias de uma Constelação”, que traz relatos da aurora, auxiliados por depoimentos de brincantes, ex-itens e ex-dirigentes.
A publicação do livro foi iniciativa do professor e historiador Diego Omar da Silveira, diretor do Centro de Documentação e Memória do Caprichoso (CEDEM), que vem realizando com colaboradores, o resgate da memória do Boi Bumbá Caprichoso. A publicação contou com o apoio da presidência do Caprichoso, Universidade do Estado do Amazonas, Governo do Estado e contou com recursos da Lei Aldir Blanc.


PIONEIRA


Odinéia Andrade foi e ainda é referência para finalistas de cursos de graduação, mestrando e doutorandos desde a década de 80. Ela foi uma das precursoras na preservação da história não só do Caprichoso, mas também daquele que veio a se chamar Festival Folclórico de Parintins.

Larissa Andrade colaboradora na produção do livro da professora Odinéia Andrade


Na década de 2000 ela produziu e realizou a Cabana do Boi, um evento realizado aos sábados na temporada bovina, quando trazia como convidados personalidades do Boi Caprichoso que davam seus testemunhos sobre as brincadeiras e suas curiosidades.
Em sua residência, Odinéia acumula escritos muitos baseados em relatos, documentos e registros do Caprichoso, acervo que serviu de base ao livro.
Em depoimento durante o lançamento, ela disse que após ver frustrado o sonho de ver publicado o livro em 2013, chegou a pensar em jogar fora todos os registros, por conta da falta de apoio da presidência à época. Ela demonstrava no rosto a alegria de finalmente ver seu livro publicado.
“Estou feliz, feliz porque o livro estava dormindo. Acordou plenamente lindo e maravilhoso e disse: estou aqui, quero ser publicado agora. No início eu não queria”, disse. Seu ceticismo foi tanto que não acreditou quando o professor Diego Omar a convidou para publicar o livro.

Rosames Sueli última rainha da fazenda colaborou na realização da cabana do Boi


A dona Odinéia é uma figura histórica do nosso festival, do boi Caprichoso, já escreveu vários temas e por incrível que pareça é a primeira vez que ela lança um livro. Mesmo com toda história, com todo conteúdo adquirido ao longo de muitos anos de estudos e pesquisas sobre Parintins, sobre o festival, sobre o Caprichoso, ela nunca teve oportunidade de lançar um livro”, assinalou Jender Lobato.
Para Diego Omar, o lançamento do livro é uma vitória, diante da perda na pandemia de muitas pessoas que contribuíram com o Caprichoso. “É uma data redonda, dez anos depois, nós desengavetamos esse livro e dá de presente para a nação azul e branca.
O livro custa R$80,00 e em breve estará disponível em Parintins no Cedem Caprichoso, loja Vitrine Azul e loja Q-Boi e, em Manaus, na Banca do Largo.

Deixe um comentário