Jogo do Poder AM

Brasil

Defesa prorroga prazo para abertura parcial de corredores aéreos em terras Yanomami

Defesa prorroga prazo para abertura
Aeronaves da Força Aérea Brasileira no aeroporto de Surucucu, na Terra Indígena Yanomami, região invadida pelos garimpeiros

O Ministério da Defesa prorrogou por mais três meses a abertura parcial do espaço aéreo sobre o Território Indígena (TI) Yanomami. A medida, anunciada nesta segunda-feira (13/1), visa possibilitar a saída coordena e espontânea das pessoas não indígenas das áreas de garimpo ilegal por meio aéreo. O Comando Operacional Conjunto Amazônia informou que o novo prazo será até o dia 6 de maio, 1h da madrugada.

Rio Mucajaí é uma das rotas utilizadas pelo garimpeiros na invasão das terras Yanomami

Os voos no espaço aéreo do TI Yanomami estão restringidos pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde o dia 1º de fevereiro, com a deflagração da Operação Escudo Yanomami 2023. Com base no Decreto Presidencial 11.405/23, foi implementada a Zona de Identificação de Defesa Aérea (Zida) na região, que liberou o voo, inicialmente, das aeronaves envolvidas no trabalho em apoio aos indígenas. Posteriormente, no dia 6 de fevereiro, três corredores aéreos foram criados para a saída voluntária de garimpeiros.

A determinação é de que as aeronaves tenham autorização de voo, desde que se mantenham dentro dos limites laterais e verticais estabelecidos. Caso ocorra descumprimento, as aeronaves estarão sujeitas às Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA).

O Comando Operacional Conjunto Amazônia conta com a atuação da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileiro.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *